quarta-feira, 17 de novembro de 2010

8º E-TIC - 2010

Começou ontem a 8ª edição do Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação , realizado na Universidade Estácio de Sá , campus I .
Pela manhã aconteceu a Conferência de Abertura : " Mundo virtual e Web2: perspectiva para a educação" com o Prof. Dr. Henrique Antoun , tendo como moderador o Prof. Dr. Alberto Tornaghi .
Na parte da tarde , iniciou-se as apresentações de trabalhos de alunos com coordenação da Profª Drª Lúcia Vilarinho.
O primeiro trabalho que assisti foi sobre : Os usos dos professores das mídas digitais e softwares sociais: pontenciais comunicacionais com Rosemary dos Santos - Uerj
Em seguida , assisti uma apresentação com o tema: Ensino Superior e educação a distância: uma proposta para diminuir a evasão de alunos com Emília Maria. A expositora trouxe diversos autores/pesquisadores e seus respectivos motivos para a evasão na EAD , como:

Cascarelli:
- Propaganda Enganosa ( diferença entre o que se apresenta e o que o curso é de fato)
- Falta de disciplina e autonomia dos alunos (Fato muito recorrente)
- Prática Pedagógica Inadequada ( onde muitos cursos têm um desenho didático precário)

Fávero:
- Falta de diálogo professor-aluno

Coelho:
- Falta de relação face a face
- Insuficiente domínio da tecnologia (aluno)
- Problemas de FeedBack (retorno do professor pra com o aluno)
- Dias e horários incompatíveis com a realidade do discente

Santos:
- Escolha do curso (Primeira escolha muitas vezes equivocada)
- Trabalho X Estudo (Problemas de conciliação)

Esses são alguns dos muitos outros citados .

A pesquisa de Emília Maria foi completamente focada no aluno , tentando buscar as origens da evasão . A mesma entende que são muitos lados que por diversas vezes não funcionam como professor, material didático, própria instituição , mas que o aluno também pode ter todo um ambiente favorável e evadir , como o caso dos alunos que por terem concluído séries anteriores em menor tempo (Supletivo), acabam não querendo esperar tanto tempo para se formarem, outros não conciliam o trabalho com estudo , ainda há os que fazem a escolha de curso errada ou que posteriormente não conseguem arcar com as despesas relacionadas ao curso. Por fim , acredito ter saído de lá com muitas inquietações, mais a principal é : Como fazer com que a evasão de alunos diminua completamente na Educação Online?



Outro tema de trabalho foi: Docência online no ensino superior: saberes e formação continuada com Sheilane Maria.

Sheilane expôs algumas dificuldades do professorado na educação online como : A falta de capacitação específica, automática transposição das práticas presenciais para as online e desconhecimento de algumas interfaces.
Mas foi realmente impressionante quando a mesma trouxe dados alarmantes sobre a situação de professores de 40h que acabam tendo 1.200 . Isso realmente não se caracteriza como docência, é impossível , o professor realizar um trabalho de muita qualidade com um número tão grande de alunos.

A quarta e última apresentação foi sobre: Teatro e games: uma (re)criação dos jovens de ensino médio com Letícia Santoro , uma professora de teatro que fez uma pesquisa se quando os jovens recriavam seus "games" favoritos em um palco de taetro se tornavam mais criticos quanto ao conteúdo dos jogos.


Nathália Crispim

Um comentário:

  1. Nati, ótima cobertura. Pela sua descrição o evento foi muito significativo. Parabéns, menina.

    Bjs

    Rose

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua colaboração!