quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Links sobre a série Lan Hause do Fantástico (organizado)

Organizei os lincs sobre a série Lan Hause do Fantástico e fiz um pequeno comentário sobre cada reportagem. Sugiro todos verem as reportagem para entender os alunos que iremos encontrar nas escolas. Também sugiro visitar o Blog da Central da Periferia, pois além dos videos tem alguns comentários e entrevistas com a antropóloga Vanessa Andrade Pereira.

http://especiais.fantastico.globo.com/centraldaperiferia/


(16/11/2008) - Abertura da Série Lan Hause Central da Periferia com Regina Casé

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL864282-15605,00.html

Nesse vídeo Regina Casé usa uma frase que chama a atenção quando ela diz sobre as Lan Hause: "Inclusão digital feita na marra", ou seja, a periferia não está esperando a lentidão dos governantes para se incluir digitalmente. Também faz uma pergunta sobre a legislação sobre Lan Hause ser negativa e a resposta é que quando surgiu as lan hause ela foi associada com EVASÃO ESCOLAR.


Nesse vídeo Regina Casé usa uma frase que chama a atenção quando ela diz sobre as Lan Hause: "Inclusão digital feita na marra", ou seja, a periferia não está esperando a lentidão dos governantes para se incluir digitalmente. Também faz uma pergunta sobre a legislação sobre Lan Hause ser negativa e a resposta é que quando surgiu as lan hause ela foi associada com EVASÃO ESCOLAR.
(23/11/2008) - Série Lan Hause

http://especiais.fantastico.globo.com/centraldaperiferia/2008/11/23/cultura-digital-em-antares/


Nessa reportagem Regina Casé mostra a revolução que um jovem está fazendo em sua área com a inclusão digital. Onde ele não só limita em trazer o ponto via rádio, através do convencimento de empresa para instalar uma antena central, mas, realiza instalação de antenas repetidoras nas casas. Além de mostrar que a internet não limita-se a MSN e a Orkut. Com isso, está provocando uma mudança no comércio local com a criatividade dos moradores e com a apropriação de novos conhecimentos através da internet. Ela surpreende-se ao encontrar um morador da comunidade de antares-RJ em uma conferência sobre balé (é a cultura que o pessoal impedido de usurfruí-la encontra na tecnologia uma forma de desfrutá-la).
(30/11/2008) - Série Lan Hause

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM918744-7823-CENTRAL+DA+PERIFERIA+ENCONTROS+ROMANTICOS+NA+INTERNET+ACABAM+EM+ROUBADAS,00.html
Regina Casé mostra a construção de novas músicas realizada pela mistura de ritmos proporcionada pela internet.
(07/12/2008) - Série Lan Hause

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM922738-7823-CONHECA+A+CONEXAO+CEARAJAPAO+DE+UMA+LAN+HOUSE+DE+FORTALEZA,00.html


Nessa reportagem Regina Casé mostra a mudança sobre referência de entretenimento que antes era restrita aos Estados Unidos. E mostra a criatividade da juventude que não limita-se apenas a ver os personagens nos jogos eles querem viver o personagem dos games. Ao viver o personagem trás algumas curiosidades como aprender a falar um idioma, aprender a construir suas fantasias e a explicação dos jovens entrevistados é que tudo está relacionado com a tecnologia. E mostra uma curiosidade: agora o castigo dos pais é não deixar ir as lan hause. Também não poderia de comentar que a reportagem aborda o fato dos jovens terem computadores em casa, mas preferem as lan hause, pois o local deixou de ser apenas um local para acessar a internet é um ponto de encontro.
(14/12/2008) - Série Lan Hause

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL922532-15605,00.html


Aqui Regina Casé mostra que a divulgação dos ritmos musicais não são mais restritos e controlados pela Mídia de massa.
(21/12/2008) - Fim da Série Lan hause

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL931579-15605,00.html


Regina Casé mostra um pouquinho da revolução que as Lan Hause estão causando na periferia. Tem uma crítica sobre algumas leis municipais que afastam as lan hause das escolas onde na realidade deveria juntar essa ponto de potencialidade. Fala um pouco sobre aquele menino que não tinha uma identidade e começa a sentir parte da sociedade ao ver sua página criada no orkut. Mostra as Lan hause como um local de encontro das jovens de hoje, onde muitos se reunem em uma mesma lan hause para ficarem conversando entre si. O motivo de socializar essa reportagem do fantástico é que ela mostra um pouquinho dos alunos que iremos encontrar nas salas de aula.

Um comentário:

  1. Creni querido, você fez um ótimo trabalho de garimpagem. Parabéns!

    Esta é uma competência de pesquisador.
    []s
    méa

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua colaboração!