quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Relato sobre a Palestra “TV Digital e Educação” da Professora Simone de Lucena

Olá, GPDOC e PPP!

Novo Post para falar sobre a Palestra “TV Digital e Educação” da Professora Simone de Lucena da Universidade Tiradentes (UNIT) (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700714D1) que ocorreu nessa quinta-feira, dia 8 de outubro de 2009, na UERJ.

Esta palestra foi realizada com dados retirados de sua pesquisa de mestrado cujo título éUm estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e a sua relação com a educação: o caso da AllTV”. A apresentação foi maravilhosa, aprendi muito sobre TV Digital, e refleti ainda mais sobre as diversas formas de dominação das mídias de massa sobre o que nós telespectadores “gostariamos” de assistir.

Mas então, o que interessa à Educação nessa temática?

Ao decretar a implementação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, o governo brasileiro tem como finalidade principalmente fortalecer a educação a distância e a inclusão social. Para tal, faz-se necessário pensar em novas práticas pedagógicas. Estas novas práticas deverão ter como finalidade a formação de cidadania, e não meros consumidores de informação, como é a intenção das mídias de massa ao monopolizar as camadas de transmissão de dados com seus sinais HDTV.

O advento da TV digital (TVD) permitirá a utilização de recursos que antes não eram possíveis com o sistema de transmissão analógico, já que poderá proporcionar, em teoria, a bidirecionalidade, ou seja o uso de um canal de retorno que a tornaria interativa, sendo assim potencializadora de espaços não-lineares e coletivos de construção de conhecimentos e culturas. Ao pensar em novas educações para a TVD é imprescindível a interatividade, pois esta será uma das possibilidades de alunos e professores tornarem-se autores e co-autores de conhecimentos significativos. Novas linguagens e novas formas de sociabilidades serão construídas por meio de relações horizontais em espaços dialógicos que priorizem a formação para o exercício da cidadania.”(PRETTO e FERREIRA)

Portanto, para nós educadores a TVD é uma nova possibilidade de interatividade para construção e co-construção de conhecimentos, transformando assim as escolas em um pólo potencial de criação.

Pessoal, então é isso, a palestra foi muito proveitosa pois tirei dúvidas sobre o que é a TVD, além de me deixar bem mais antenada sobre o assunto. Espero que tenha aguçado em vocês a mesma curiosidade que Simone agusou em mim, este assunto é novo, porém cheio de surpresas para serem descobertas e nós devemos ir atrás delas!

Gabriela Gonçalves - Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UERJ

Algumas TVDs:

http://tvuol.uol.com.br/

http://tv.pucsp.br

http://www.ea.ufrgs.br/eatv/

http://www.alltv.com.br/

Referências

DECRETO nº 5.820/06. Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5820.htm acessado em: 12/10/2009

FERREIRA, Simone de Lucena. PRETTO, Nelson De Luca. Possibilidades Interativas do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. Fonte: http://www.twiki.ufba.br/twiki/pub/GEC/TextoTVD/pretto_lucena_tvdigital06.pdf acessado em: 12/10/2009

Um comentário:

  1. Olá Profa. Edméa e turma,
    Fico feliz pelas resenhas aqui postadas sobre a palestra. Parabenizo a todos pelo empenho e interesse em pesquisa. Coloque-me a disposição para qualquer dúvida. Que nosso debate possa continar na rede.
    Abrs,
    Simone Lucena

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