quinta-feira, 14 de maio de 2009

Conferência de abertura

Stephen Downes
National Research Council
Institute for Information Technology
New Brunswick - Canadá
http:/www.downes.ca

O conferencista iniciou sua fala mapeando o contexto de sua formação e de sua pesquisa. Seu tema de interesse aboeda as redes na aprendizagem. O desafio é criar infra-estrutura que permita a auto-organização dos processos de aprendizagem apartir da interação com objetos que se auto-organizem em rede permitindo que os aprendentes retirem dessas redes as simulações , os jogos que precisem no momento das suas interações. O autor cita a importância dos ambientes comunitários (Company Command) - knowledge exists in the minds of students. Os estudantes enfrenta desafios cotidianos e em redes vão aprendendo uns com os outros na resolução de suas necessidades.
  • Sistemas de gestão de conteúdos - (Drupal)apoia contas individuais , conversas, comunidades.
  • E-Learning 2.0 - criar redes de aprendizagem - uns com os outros http://www.cre-elerarning/
  • A idéia é ligar os estudantes fora dos ambientes institucionais.
  • Elgg - criar redes sociais importando e exportando conteúdos
Trabalho atual e pesquisa atual.
  • Discurso de internet há 10 anos...
  • The Complex Internet Environment - comunidades que viajam, compram...
  • Web services (choreographed)
  • Atualmente a web 2.0
Pesquisa
Conectivismo (connectivis Course) - criação de um modelo que se adpta as necessidades dos participantes do curso. Pesquisa com 2200 participantes. Tornou-se inviavel a mediação dos professores e pesquisa. Os paticipantes criaram os blogs e os endereços eram compartilhados e redes. Foi criado o software para importar e exportar conteúdos gRSShopper - software support for CCK08, OlDaily. Cria um nó que se conecta a outros nós da rede. A solução pretendeu conectar conteúdos, estudantes e links numa plataforma de ensino e aprendizagem. Toda conexão pode ser acessada por Rss.

Desafios da avaliação... Evaluation of competence, contribution and not memory - as instituçoes podem avaliar seus sujeitos e os participantes se auto-avaliam e avaliam os outros por suas competências de mediaçao de suas aprendizagens e das aprendizagens dos outros.

Serialized Feeds - criação coletiva de textos em redes de aprendizagens não formais. O compartilhamento de todas produção acontece por Rss a partir dos interesses dos participantes.
PLE - Upcoming NRC development project - ambiente de aprendizagem personalizado. Um AVA que integre toda sua produção na Web 2.0 com suas iinfomaçoes institucionais. Agregar conteúdos, conjugá-los, integrá-los e distribuí-los em redes. Redes conectando redes...

A World of Objects - The point wherePLEs and Envrionment meet - a idéia é conectar todos os objetos em rede resignificando-os a cada acesso e a cada intervenção os participantes. Produzir, compartir em redes por interesses. O ambiente precisa se auto-organizar.

Desafios para os desenhos/modelos... Aprendizagem por interação por objetos de aprendizagem
http://www.simskill.com/assets/screenGrabs.jpg

Para o autor o objeto são as pessoas e suas produções (som, textos, imagens, jogos, simulações, vídeos, mensagens). A aprendizagem agora é mediada para além da "palavra". Para tanto, os softwares precisam se adaptar para gerenciar a rede em rede.

Minha questão: qual o papel da mediação docente diante deste conceito de aprendizagem e de ambientes baseados por objetos?
[]s
Méa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua colaboração!