quinta-feira, 14 de maio de 2009

Competências - Tics - O caso de Portugal

Olá pessoal !


Agora (14 de maio de 2009 - 11:30) participo de um Simpósio que trata do tema das "Competências docentes para o uso das Tics na Educação". Foi elaborado coletivamente um documento de orientção com referencias para a formação inicial e continuada de professores. O documento pode ser acessado: http://aprendercom.org/pte/

Algumas preocupações da equipe de criação:

  • Coerência com as políticas de formação e avaliação (certificação) de professores
  • Uso das competências (alunos) chaves de orientação da comunidade européia
  • Competências para os funcionários nas escolas (gestão)
  • Qual o conceito de competência?
  • Tipos de competências
  • Objetivo geral: integrar as tics nas práticas pedagógicas
    Concepção de formação/conflitos
    Estrutura curricular X autoria do professor (elaboração de conteúdos, situaçao, avaliação da aprendizagem)
  • Entrada do sistema X formação continuada para uso das tics
  • Estrutura de formação (modular e flexível) - respeitar rítimos das escolas e dos professores. Não é mais possível fazer formação em "massa", considerando as diversidades.
  • Combinar conteúdos básicos com conteúdos diversificados integrando-os.
  • 3 cenários de formação

A - escola

B - centro de formação

C - outro espaço de aprendizagem (fomal ou não formal, empresa, movimentos sociais, culturais, outros).

  • Desafios da certificação em competências (digitais, formação e uso pedagógico das tics)
    Certificado de competências digitais, pedagógicas com as TIC, pedagógicas com tic de nível avançado (inovação, reflexão, colaboração entre docentes, pesquisa, investigaçao-ação). Responsabilizar as universidades (Desafios para a formação dos formadores.
  • Considerar a história e os sujeitos que participaram da história do uso das tics em Portugal. Portugal tem pelo menos 20 anos de projetos de formação e uso das tics na Educação.
  • Validar as competências adquiridas (formalmente ou não) e as novas.

Minha questão: quem forma os formadores?

[]s

Méa

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