Agora (14 de maio de 2009 - 11:30) participo de um Simpósio que trata do tema das "Competências docentes para o uso das Tics na Educação". Foi elaborado coletivamente um documento de orientção com referencias para a formação inicial e continuada de professores. O documento pode ser acessado: http://aprendercom.org/pte/
Algumas preocupações da equipe de criação:
- Coerência com as políticas de formação e avaliação (certificação) de professores
- Uso das competências (alunos) chaves de orientação da comunidade européia
- Competências para os funcionários nas escolas (gestão)
- Qual o conceito de competência?
- Tipos de competências
- Objetivo geral: integrar as tics nas práticas pedagógicas
Concepção de formação/conflitos
Estrutura curricular X autoria do professor (elaboração de conteúdos, situaçao, avaliação da aprendizagem) - Entrada do sistema X formação continuada para uso das tics
- Estrutura de formação (modular e flexível) - respeitar rítimos das escolas e dos professores. Não é mais possível fazer formação em "massa", considerando as diversidades.
- Combinar conteúdos básicos com conteúdos diversificados integrando-os.
- 3 cenários de formação
A - escola
B - centro de formação
C - outro espaço de aprendizagem (fomal ou não formal, empresa, movimentos sociais, culturais, outros).
- Desafios da certificação em competências (digitais, formação e uso pedagógico das tics)
Certificado de competências digitais, pedagógicas com as TIC, pedagógicas com tic de nível avançado (inovação, reflexão, colaboração entre docentes, pesquisa, investigaçao-ação). Responsabilizar as universidades (Desafios para a formação dos formadores. - Considerar a história e os sujeitos que participaram da história do uso das tics em Portugal. Portugal tem pelo menos 20 anos de projetos de formação e uso das tics na Educação.
- Validar as competências adquiridas (formalmente ou não) e as novas.
Minha questão: quem forma os formadores?
[]s
Méa
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