quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cibercultura nos cotidianos: Como usar a Tecnologia?

     Seja nas telonas dos cinemas ou telinhas, dos Ipads, smartphone, etc, a cibercultura invade as mídias. Outro dia o programa Mais Você apresentou a matéria: Como utilizar a tecnologia sem que ela se torne um vício? Onde o  professor Rafael Zarem, fez apontamentos sobre sua pesquisa, mesclados a reportagem do programa realizada  nos meios urbanos a respeito dos usos das tecnologias nos cotidianos. Dois pontos que me chamaram atenção, o primeiro: Todos os entrevistados responderam que de fato há necessidade, desejo de estarem conectados, informados e em comunicação com/sobre o mundo. Porém nem  o professor evidenciou que possivelmente as mudanças nessa forma de  estar imerso  se dão por meio advindos da web 2.0 e sites de rede social. Parecia transmitir para nós espectadores que o diferencial ou viciante, era o suporte tecnológico. Quantas transformações já ocorreram desde a primeira fase da internet? O que é um computador sem internet nos dias atuais? Mudaram as tecnologias, as relações socioculturais, socioeconômicas, sociopolíticas,  atuação no ciberespaço e primordialmente nós mudamos.

  O segundo ponto  destacado são  as  mudanças de comportamento e trabalho, abordadas pelo professor. Onde a ênfase está no desgaste causado pela alta exposição e a  necessidade de respostas imediatas.  Realmente estamos pressionados, até o Google quer o nosso número de celular, além de já estarmos com a vida  (de certa forma) no ciberespaço. Mundo volátil, mas tem contribuições positivas, por exemplo, no ensinoaprendizagem com os AVAs. Especificamente nas interfaces dos sites de rede social (pesquisas do GPDOC- que investiga os fenômenos sociotécnicos e culturais mediados pelas tecnologias digitais,etc.), um bom desenho didático  permite a reciprocidade de saberes  entre alunos e professores, exigindo de ambos principalmente a co-criação, uma educação pautada na interatividade, outra lógica de mundo.
  
Talvez o ciberespaço e as tecnologias sejam uma questão de ponto de vista, que as vezes converge e em outros momentos não vemos, produzimos ou queremos a mesma coisa ou temos a mesma opinião, assim como essa imagem. Considero que o trabalho de pesquisa, como professor colocou esta no início e terá futuras grandes contribuições para todos nós. 

Um comentário:

  1. Gostei muito deste blog, por se tratar de pesquisas sobre o uso das novas tecnologia. Parabéns
    Prof. José Carlos
    Obs: serei mais um seguidor deste blog.
    http://projetosead.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua colaboração!