Nós ficamos no Grupo Focal com mais ou menos 10 professores e cordenadores de Tecnologia e tínhamos como desafio a questão: Porque a Internet é tão polêmica?
Alguns relatos:
" A Internet é polêmica porque a velocidade das informaçoes é muito grande"
"A Internet é tão polêmica porque através desta não é mais possível ter o controle, o poder da informação, Como a sociedade vive baseada em controle e a escola que nela está inserida, com a internet há o medo de não pode mais controlar oos dados, as informações e conhecimento."
" A internet é polêmica porque é algo novo e as pessoas podem usar para fazer coisas ruins."
"Dizer que a Intenet é polêmica é ver um aspecto muito amplo dela"
Outro questionamento: Quais são os pontos positivos e negativos da Internet?
Alguns pontos positivos:
- Co-criação do conhecimento;
- Velocidade (observe que foi citada em momentos diferentes, um como negativo outro como positivo);
- Poder de simulação;
- Velocidade da aquisição do conhecimento em tempo real;
Alguns pontos negativos:
- Apropriação dos modos;
- Poder de dissimulação;
- Excesso de informações e, a dificuldade de filtra-las;
- Relação espaço privado X espaço público;
- "Possível" substituição do contato real pelo contato virtual;
Após o termino do grupo focal, voltamos para o auditório onde a profª Drª Maria Apparecida Mamede apresentou os resultados da pesquisa. O principal objetivo da pesquisa foi compreender como os docentes estão fazendo uso da Web em suas práticas de sala de aula. Para tal, aplicou-se um questionário aos professores das escolas com maior índice de aprovação no vestibular PUC, seja pelo vestibular clássico, ENEM e PROUNI. Este questionário foi elaborado de forma homóloga ao questionário utilizado na pesquisa anterior (JOVENS EM REDE). O retorno foi dado por 8 das 10 escolas selecionadas; neste momento ficou clara a distinção entre atitudes dessas escolas, algumas com resistência apenas responderam o questionário, passando a informação e outras como grande colaboração criaram um rede social, divulgando entre outras escolas o projeto de pesquisa. Ao todo foram recebidos 138 questionários, onde ocorreu predomínio de professores do ensino médio, de disciplinas diversas, com longo tempo de magistério (acima de 15 anos) e com distribuição de gênero equilibrada. Durante o evento, muitos dados foram apresentados, demonstrando assim o caráter quantitativo da pesquisa.
Entre esses dados, chamaram minha atenção a grande maioria das respostas sendo positivas, como por exemplo, 83,3% dos professores usam o computador há mais de 8 anos e em outra pergunta, 57,2% aprenderam a mexer no computador sozinhos. Enquanto ao uso dos computadores na escola, muitos relataram ter plena disponibilidade e liberdade para tal, porém não deixando de relatar que tem dificuldade de portabilidade e mobilidade.
Entre esses dados, chamaram minha atenção a grande maioria das respostas sendo positivas, como por exemplo, 83,3% dos professores usam o computador há mais de 8 anos e em outra pergunta, 57,2% aprenderam a mexer no computador sozinhos. Enquanto ao uso dos computadores na escola, muitos relataram ter plena disponibilidade e liberdade para tal, porém não deixando de relatar que tem dificuldade de portabilidade e mobilidade.
Uma hipótese levantada foi que o computador e a internet reforçam a jornada de trabalho do professor, e por conta disto, pode ainda estar ocorrendo essa predominância de aulas expositivas e material impresso. O que também, não mudou foi a questão monetária e de relacionamentos. Outros dados coletados foram sobre o tempo livre dos professores, onde verificaram a diminuição do uso da TV (indagando assim, será que pela falta de qualidade na programação ou pela substituição da fonte de informação pela internet?), porém mesmo assim, os meios impressos ainda são de maior confiança.
A pesquisa também buscou saber o que este professor faz na internet e o que ele não faz. Sendo 93,5% utilizam sites de pesquisa, 71,7% email, 72,5% páginas informativas, 27% download programas e aplicativos, 54,3% digitam textos, provas e documentos, comprovando a reclamação dos professores sobre o aumento da jornada de trabalho (observe que as porcentagens não somam 100%, sendo assim fica claro a utilização de mais de um desses itens apresentados). Sobre o que o professor não faz foi enumerado diversos itens: envia correntes, visita chats, atualiza e visita blogs e fotologs, frequenta cursos online, joga online e realiza transições bancárias. Após a exposição dos dados fomos divididos em dois grupos para as oficinas.
A oficina final do curso chamada Degustação Tecnológica teve como objetivo desenvolver com os professores aspectos técnicos da construção de apresentações de slides no power point 2003. Para tal, o professor doutorando Alexandre Rosado apresentou o tema a ser trabalho no slides O jovem, a internet e o papel da escola, além de ensinar a fazer alguns recursos básicos no power point como inserir hiperlinks, inserir imagens, formatar imagens, transição entre slides, tempo de exposição do slide, galeria de design do ppt etc. Ao final da produção foi exposta uma explicação de como o power point pode ser usado em sala e estrutura de slides didáticos (pouco texto, imagens, poucos efeitos).
Para entrar em contato com o grupo de pesquisa: jovens.rede.pucrio@gmail.com
Isso mesmo Gabi.Esta experiência foi enriquecedora.Parabéns a Puc pela pesquisa!
ResponderExcluirRosemary
Olá Gabriela!
ResponderExcluirExcelente relato, parabéns!
Essa rede é pequena ... além do Ning - REDE BRASIL ELearning, te encontrei aqui,rs,rs ...
[ ]'s,
Carlos Rodrigues
cadre@ymail.com