domingo, 21 de junho de 2009

Revista Nova Escola = problemas epistemológicos + dicas e relatos interessantes

Olá pessoal!

A matéria de capa da Revista Nova Escola deste mês chamou nossa atenção: "A tecnologia que ajuda a ensinar". A revista vem com algumas dicas de como e quando usar as TICs para potencializar a aprendizagem em diferentes disciplinas e traz alguns cases. Contudo, o texto da matéria é problemático. Tem muitos problemas epistemológicos e metodológicos. Diria, políticas de sentido equivocadas. Vamos descobrir algumas pérolas para turbinar nosso debate crítico?

Vou começar problematizando a fórmula que aparece na página 50 : TECNOLOGIA + CONTEÚDOS = OPORTUNIDADES DE ENSINO

Pergunto:


Onde fica a aprendizagem?
Será que os conteúdos e as tecnologias são os elementos mais importantes no processo de ensino e aprendizagem em nosso tempo?
Será que só devemos utilizar as tecnologias na escola para tratarmos diretamente de conteúdos disciplinares?
De que forma a noções de saberes, competências e cidadania são tratadas na matéria como um todo?
Como ficam os temas transversais e a interdisciplinaridade no fazer currículo?


Espero todos e todas para o debate?
[]s
Méa

2 comentários:

  1. Li essa matéria da Nova Escola e fiquei muito preocupado, pois ela coloca como mais importante a tecnologia e os conteúdos. Fiquei me perguntando: Nesse contexto, qual o momento que o professor entra? Sem o professor como o aluno vai interagir com os conteúdos? Em nossa pesquisa e prática pedagógica fica claro que o professor é um dos mais importantes personagens para o uso da tecnologia. As novas TIC`s estão carentes e "gritando" pelos professores. O que está faltando é uma capacitação séria e adequada.
    Outro detalhe que chamou a atenção na matéria da nova escola é a definição dos programas que podem e não podem ser usados. Acho que foi um equívoco gritante cometido na reportagem. Na minha concepção todos os programas que estiverem disponíveis devem ser usados. O que vai definir se um programa vai potencializar o ensino e desenvolver a autoria será a abordagem mediada pelo professor.

    ResponderExcluir
  2. Conconrdo com o comentário feita anteriormente. As tecnologias devem ser ferramentas para auxiliar o professor no processo de aprendizagem. E este por sua vez tem grandes possibilidades de fazer este processo de aprendizagem mais criativo e interessante para os alunos. Utilizando-se de tecnologias com a WEB, o professor cria um espaço além da escola para o aprender.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua colaboração!